ISTTOK no '110 histórias, 110 objetos'

Na semana passada foi emitido mais um interessante episódio do podcast '110 histórias, 110 objetos', desta vez sobre o ISTTOK, reator de fusão de pesquisa do Instituto Superior Técnico, explorado pelo IPFN.

O ISTTOK veio para Portugal no final dos anos 80 e permitiu não só criar um novo capítulo na história da engenharia e da física da fusão nuclear em Portugal, mas também desenvolver diagnósticos que depois são exportados para outras máquinas.

Neste Tokamak, o primeiro e único em Portugal dedicado à fusão nuclear, não ocorre ainda propriamente a fusão, o que não diminui a sua importância para a investigação na área.  Ao contrário de outras grandes experiências de fusão nuclear, o ISTTOK permite desenvolver projectos de diagnóstico e de teste de forma rápida e flexível. São estes pontos que o tornam tão interessante nesta área de investigação.

No podcast “110 histórias, 110 objetos” ficamos a conhecer os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.