<empty>
Home Projectos Científicos Colaboração com o Projecto ITER

Colaboração com o Projecto ITER

O ITER ("International Thermonuclear Experimental Reactor")  é o primeiro reactor experimental de fusão, da configuração tokamak, concebido e projectado no âmbito de um Protocolo assinado entre a "European Atomic Energy Community" e os Governos do Japão, Estados Unidos (até 31 de Julho de 1999), União Soviética (depois, Federação da Rússia) e Canadá (depois de Junho de 2001).


A colaboração da associação EURATOM/IST com o Projecto ITER tem integrado actividades nas seguintes áreas:

Reflectometria de micro-ondas

Participação na equipa central do Projecto

Participação na gestão do Projecto

 

Datas importantes no projecto ITER

1985...... A União Soviética propôs aos Estados Unidos, durante a cimeira Reagan-Gorbatchov, a construção do primeiro reactor experimental de Fusão Nuclear no âmbito de uma colaboração mundial. Os Estados Unidos, em consertação com o Japão e a União Europeia, responderam positivamente e apresentaram propostas sobre a implementação do Projecto.

 1988......  Em Abril de 1988 inicia-se a fase de CDA ("Conceptual Design Activities").

1990...... A fase de CDA é finalizada em Dezembro de 1990, com a confirmação dos objectivos técnicos e programáticos do Projecto.

1992...... Em Julho de 1992 começa a fase de EDA ("Engineering and Design Activities") inicialmente prevista para durar seis anos e envolvendo também o Canadá e o Casaquistão associados, respectivamente, a EURATOM e a Federação da Rússia.

1998...... O chamado "Final Design Report" está concluído e demonstra a viabilidade técnica da construção do ITER. Devido à situação económica mundial, os Parceiros verificam que não há condições para iniciar a construção do ITER. Três Parceiros (União Europeia, Japão e Federação da Rússia) decidem extender o Protocolo ITER por mais três anos de modo a adaptar o projecto inicial a um novo dispositivo experimental com custo e objectivos reduzidos.

2000...... Iniciam-se as Explorações entre os Parceiros com os seguintes objectivos fundamentais: (i) Definir as bases para as Negociações conducentes a implementação conjunta do Projecto; (ii) Estabelecer as condições de acesso de novos Parceiros ao Projecto; (iii) Definir as bases para o trabalho conjunto a realizar entre o final do Protocolo ITER e o início da construção do ITER.

2001...... Em Julho de 2001 está concluído o projecto do ITER-FEAT e termina o   Protocolo ITER. Iniciam-se as Negociações conducentes à elaboração do ITER Joint Implementing Agreement e começam as "Co-ordinated Technical Activities" com o objectivo de adaptar o projecto do ITER-FEAT às características dos locais para construção entretanto oferecidos pelos Parceiros. Na primeira reunião das Negociações, realizada em Moscovo, o Governo Federal do Canadá apresentou Clarington como um local para a construção do ITER. Na sequência desta oferta, o Canadá é aceite como novo Parceiro do Projecto ITER.

2002...... Durante a terceira reunião das Negociações, realizada em Moscovo, em 23 e 24 de Abril de 2002, é anunciado que o Governo Espanhol ofereceu-se para acolher o   ITER em Vandellós.

QUAL O ESTADO ACTUAL DO PROJECTO ITER?

Em 31 de Julho de 1998, no final da fase de "Engineering and Design Activities" (EDA), estava pronto um projecto de um tokamak, com um custo de construção da ordem dos 6000 M$, e que demonstrava a viabilidade científica e técnica da construção de um reactor com possibilidade de funcionar em regime de ignição (Q=¥).

O custo elevado deste tokamak e a situação económica mundial levaram três dos Parceiros envolvidos no Protocolo inicial (EURATOM, Japão e Federação da Rússia) a extender a fase de EDA por mais três anos, com o objectivo de projectar um novo tokamak com um preço de construção e objectivos mais reduzidos. Em 31 de Julho de 2001 estava pronto o projecto do ITER-FEAT ("Fusion Energy Amplifier Tokamak"), com um custo de construção da ordem de 4000 M$ e que poderá atingir valores de Q da ordem de 10 a 20.

Actualmente decorrem Negociações entre os Parceiros interessados (EURATOM, Japão, Federação da Rússia e Canadá) visando a elaboração do "ITER Joint Implementing Agreement".

QUAL A POSIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SOBRE O PROJECTO ITER?

Os Estados Unidos participaram nas duas primeiras fases do projecto ("Conceptual Design Activities" e "Engineering Design Activities") até 31 de Julho de 1998, data em que expirou o Protocolo-II do ITER.

Actualmente decorrem contactos com as autoridades e a comunidade científica dos Estados Unidos visando o regresso deste País a mesa das Negociações do Projecto ITER, existindo a esperança que este regresso se venha a concretizar até ao Verão de 2002.

ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O ITER?

A decisão sobre o local de construção do ITER deverá ser tomada em 2003 pelos políticos, com base nos estudos realizados durante a fase de Negociações. Na mesa das Negociações existe, actualmente, uma única oferta, apresentada pelo Governo Federal do Canadá.  Contudo, sabe-se que dois outros Parceiros (União Europeia e Japão) estão a estudar a possibilidade de apresentarem propostas para a localização do ITER nos seus territórios.

QUAL A POSIÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA SOBRE A LOCALIZAÇÃO DO ITER ?

Os orgãos de gestão do Programa de Fusão e o Conselho de Ministros da União Europeia já declararam, por várias vezes, que a prioridade deste Programa para os próximos anos é a construção do ITER, no quadro de uma colaboração internacional, se possivel na União Europeia.

De facto, a construção do primeiro reactor experimental de fusão na UE tem várias vantagens, de entre as quais salientamos:

A contribuição para a manutenção pela EURATOM da liderança mundial das actividades de I&D em fusão nuclear;

A não transferência de tecnologias desenvolvidas na UE para outros Países;A possibilidade dos pequenos Países Europeus poderem ter uma participação significativa no Projecto;

O aumento da participação da indústria europeia no Projecto.

Contudo, e atendendo à forma como a União Europeia está organizada e funciona, a concretização desta possibilidade está dependente da apresentação de ofertas pelos Estados Membros. No Conselho de Ministros da UE, realizado em 13 de Dezembro de 2001, e na sequência de estudos realizados pelo Comissariado de Energia Atómica Francês e pelo "European Fusion Development Agreement", o Ministro Francês da Ciência e da Tecnologia apresentou Cadarache como candidato europeu para local de construção do ITER e solicitou à Comissão da UE que realize, com urgência, os estudos financeiros necessários para transformar esta oferta numa proposta europeia a submeter às Negociações do ITER. Em 17 de Abril de 2002, o Governo Espanhol, atraves da sua Ministra da Ciência e da Tecnologia, formalizou a oferta do site nuclear de Vandellós para a construção do ITER.

PORTUGAL TEM PARTICIPADO NO PROJECTO ITER?

Portugal tem participado no Projecto ITER através: (i) da realização de trabalhos de I&D na área da reflectometria de micro-ondas; (ii) da coordenação da equipa da União Europeia encarregue da concepção dos diagnósticos de reflectometria de micro-ondas; (iii) da inclusão de um Investigador no "ITER International Team" encarregue de coordenar as "Coordinated Technical Activities"; (iv) da participação de Investigadores Seniores em grupos avaliadores das várias fases do Projecto e encarregues da definição dos diagnósticos necessários à operação e exploração científica do ITER; (v) da inclusão do Presidente do Centro de Fusão Nuclear, enquanto Chairman do Steering Committee do "European Fusion Development Agreement", nas delegações da União Europeia às Explorações e às Negociações do ITER.

 


[ Tokamak ISTTOK ] [ Participação no JET ] [ Partcipação no TCV ] [ Participação no MAST ] [ Participação no ASDEX-UPGRADE ] [ Participação no TJ-II ]
[ Colaboração com o projecto ITER ] [ Outros Estudos de Teoria e Modelização ] [ Outras Actividades em Controle, Aquisição de Dados e Processamento de Sinais ]

Webmaster
Copyright © 2008 Centro de Fusão Nuclear