
|
Contrato de Laboratório Associado
No dia 23 de Novembro de 2001, em cerimónia presidida pelo Prof. José Mariano Gago, Ministro da Ciência e Tecnologia, acompanhado pelo Comissário Europeu da Investigação, Senhor P. Busquin, foi assinado o contrato entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Centro de Fusão Nuclear que concede a esta Unidade de Investigação do Instituto Superior Técnico, em conjunto com o Centro de Física dos Plasmas, o estatuto de Laboratório Associado, previsto no Decreto-Lei nº125/99, de 20 de Abril ( Ver artigo )
|
Este Laboratório possui duas Linhas Temáticas de acção:
Fusão Nuclear Controlada
Esta Linha de Investigação está incluida no Contrato de Associação entre a "European Atomic Energy Community" (EURATOM e o Instituto Superior Técnico (IST), no quadro do Programa Comunitário de Fusão. As actividades em Fusão Nuclear estão relacionadas com a operação de experiências de plasmas confinados magneticamente ou inercialmente, os estudos de física necessários para a compreensão do comportamento do plasma, os meios de diagnóstico, os sistemas de controlo e aquisição de dados, as tecnologias necessárias para a construção de uma central eléctrica de fusão, e os aspectos sócio-económicos, de segurança e de impacte ambiental da energia de fusão nuclear. Os programas experimentais são realizados em dispositivos experimentais localizados em Portugal (Tokamak ISTTOK e Laser L2I) e no estrangeiro (JET, ASDEX-Upgrade, MAST, TCV, TJ-II e ITER).
Tecnologias de Plasmas e Lasers Intensos
Esta Linha de Investigação incluí diversas aplicações dos Plasmas, como sejam, a electrónica de gases, o processamento de materiais e superfícies, a incineração de resíduos, a propulsão a plasma e a laser para a exploração espacial, as fontes de partículas e de espécies reactivas, os lasers ultra-curtos e ultra-intensos no domínio de potências dos Tera-Watt, os aceleradores a plasma de segunda geração, e novas fontes de radiação sintonizáveis do infra-vermelho até ao X-UV.
|
|
|