Objetivos e Visão Geral


O projeto Carbon Neutral Milk (CANMILK) foca-se na redução das emissões de metano na produção de leite. O objetivo é decompor o metano presente nos estábulos de produção de leite através da aplicação de uma tecnologia baseada em plasma não térmico. Esta mesma tecnologia pode também ser utilizada na produção de carne, por exemplo, em suinoculturas. A inovação deste projeto em curso reside na combinação da tecnologia de plasma com catálise, para desenvolver um método energeticamente eficiente de redução do metano altamente diluído, ou seja, o metano presente em concentrações significativamente inferiores a 1% em volume no ar interior dos estábulos.

O projeto traz um valor científico e técnico-económico significativo ao aprofundar a compreensão do fenómeno na interface plasma-catalisador. A atividade e o tempo de vida dos radicais gerados pelo plasma na superfície do catalisador têm um impacto direto na viabilidade da tecnologia desenvolvida. O desempenho do catalisador pode ser melhorado termicamente, mas qualquer aquecimento adicional comprometeria a eficiência energética do processo. Assim, compreender a transferência de radicais do plasma para o catalisador é essencial para otimizar o design da tecnologia CANMILK.

A integração Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa, no projeto CANMILK tem como finalidade reforçar a compreensão científica do fenómeno em estudo. Embora os temas de catálise e de plasma estejam individualmente bem contemplados no plano de trabalhos atual, persiste uma questão fundamental: o que ocorre exatamente na interface direta entre o plasma e o catalisador? Para investigar esta questão, a Universidade de Lisboa propõe mobilizar a sua experiência tanto ao nível da modelação como da experimentação. A identificação da solução mais viável, do ponto de vista técnico e económico, para o abatimento de metano com recurso à tecnologia de plasma exige uma compreensão aprofundada do mecanismo reacional, do papel das espécies ativadas pelo plasma e da atividade catalítica nesta interface. O IST dedicará os seus esforços a estas questões, introduzindo um novo pacote de trabalho inteiramente focado neste domínio.

Para mais informações, consulte a página oficial do projeto CANMILK.