<empty>
Home Projecto ITER Notícias e Eventos

 

 

Intervenção de membros do CFN na Imprensa


Entrevista transmitida na Rádio França Internacional [+]

Entrevista transmitida na 2. [+]

Entrevista transmitida na RTP-N. [+] (File AVI com 23 mgs)

Contratação de Pessoal administrativo para o European Joint Undertaking for ITER and the Development of Fusion Energy ("Fusion for Energy")


As declarações de interesse em lugares administrativos do European Joint Undertaking and the Development of Fusion Energy ("Fusion for Energy") devem iniciar-se no princípio de Dezembro de 2006. Mais informações serão oportunamente disponibilizadas neste site.

Contratação de Pessoal Científico e Técnico Especializado para o European Joint Undertaking for ITER and the Development of Fusion Energy ("Fusion for Energy")


The European Commission is looking for staff with a wide range of expertise interested in joining the European Joint Undertaking for ITER and the Development of Fusion Energy ('Fusion for Energy'), which will be established by a decision of the Council of Ministers of the European Union, expected to be taken before the end of 2006. 'Fusion for Energy' will have its headquarters in Barcelona, Spain.

This new European Joint Undertaking will act as the European Domestic Agency for ITER and its main task will be to interface with the ITER Organisation and to provide the European contribution to the ITER project, one of the largest international scientific experiments ever conceived. The actual commencement of operations of 'Fusion for Energy' is expected in the first quarter of 2007.
 
A first call for expressions of interest for positions in 'Fusion for Energy' is now launched. Further details concerning this call for expressions of interest can be obtained by visiting the following website:  http://ec.europa.eu/research/fusion-for-energy.html

Additional job opportunities will be available in the near future; you are therefore invited to regularly visit the site mentioned above.

Assinatura do Acordo ITER

Foi no dia 21 de Novembro assinado o ACORDO ITER pelos ministros dos sete Parceiros envolvidos no Projecto (a Comunidade Europeia de Energia Atómica (EURATOM; constituída pelos Estados Membros da União Europeia e a Suiça), o Japão, os Estados Unidos da América, a Federação Russa, a República Popular da China, a Coreia do Sul e a Índia), sob os auspicios da Agência Internacional de Energia Atómica, sediada em Viena, que será a depositária do Acordo.

A cerimónia realizou-se em Paris, no Palácio do Elysée, sob a presidência de José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e de Jacques Chirac, Presidente da República Francesa.  Portugal esteve representado pelo nosso Embaixador em França e pelo Prof. Carlos Varandas, responsável pela unidade de investigação do Contrato de Associação entre a EURATOM e o Instituto Superior Técnico.

Assinatura do Acordo ITER
Fonte: www.iter.org

O Acordo ITER cria a organização internacional, com personalidade jurídica, sediada em Cadarache, França, que será responsável pela construção, operação, exploração científica e desmantelamento do primeiro reactor experimental de fusão nuclear: o tokamak ITER. Após a assinatura do Acordo realizou-se a primeira reunião do Conselho do ITER, sob a presidência de Janez Potočnik, Comissário Europeu para a Ciência e a Investigação, para a nomeação formal do Director e Sub-Directores do Projecto. Estes dois actos criaram as condições para o início formal do Projecto através, nomeadamente, do lançamento dos concursos para a admissão de pessoal e para o fornecimento de componentes para o ITER.

O ITER é um Mega-Projecto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, com uma duração prevista de 35 anos e um custo total de 12000 Milhões de Euros e constitui um primeiro, e muito importante, exemplo da globalização da Ciência e da Tecnologia.
 
O objectivo principal do ITER é a demonstração da viabilidade científica e técnica desta nova fonte de energia, através da geração de 500 MW de energia de fusão, durante 300 segundos, com um factor de amplificação de energia entre 10 e 20. A fusão nuclear é a fonte de energia das estrelas, e em particular do Sol, e poderá constituir a médio/longo prazo uma fonte de energia limpa, potente, praticamente inesgotável, segura, amiga do ambiente e economicamente atractiva, capaz de contribuir para a solução global dos problemas energéticos da Humanidade, numa óptica de desenvolvimento sustentado.

Portugal tem participado activamente no ITER através do Contrato de Associação EURATOM/IST e do “European Fusion Development Agreement” (EFDA), a organização responsável até à Primavera de 2007  pela participação da EURATOM no ITER e de que o IST é um dos Parceiros fundadores. O Prof. Carlos Varandas tem desempenhado as funções de Presidente da Comissão de Gestão do EFDA, enquanto o Centro de Fusão Nuclear – Laboratório Associado tem sido responsável pela concepção e projecto de diagnósticos de reflectometria de micro-ondas e por estudos de integração de componentes numa janela de acesso à máquina e tem participado no projecto de antenas de rádio-frequência. No futuro, Portugal pretende alargar a sua colaboração no Projecto a outras áreas (nomeadamente, controlo e aquisição de dados, róbotica, manipulação remota, sistemas de visualização e inspecção, controlo de qualidade, mecânica de precisão, criogenia e fontes de alimentação), envolvendo mais unidades de investigação e, sobretudo, empresas. Está, ainda, em estudo a possibilidade do Brasil participar no ITER através de um acordo a celebrar entre os governos Português e Brasileiro.

O ITER é um Projecto de alta tecnologia e de grande complexidade científica e técnica, que constitui uma óptima oportunidade de carreira para doutorados e licenciados em diversas áreas tecnológicas e científicas. Os lugares para a equipa central do Projecto deverão ser colocados a concurso muito em breve. Actualmente decorre o período de declaração de interesse em lugares do “European Joint Undertaking for ITER and the Development of Fusion Energy“, a organizaçaão responsável, a partir da Primavera de 2007, pelas contribuições  da EURATOM para o Projecto. Os interessados poderão encontrar mais informações em www.cfn.ist.utl.pt e em www.iter.org.

 

Versão Portuguesa Englsih Version Introdução Objectivos Organização Colaboração Portuguesa Notícias e Eventos

[ Introdução ] [ Objectivos ] [ Organização ] [ Colaboração Portuguesa ] [ Notícias e Eventos ] [ Anúncios ]

Webmaster
Copyright © 2008 Centro de Fusão Nuclear