Sinopse

Este livro pretende ajudar a desmistificar vários mitos associados à energia nuclear. Foi escrito sob a forma duma posologia que deverá ser aplicada mediante a identificação dos sintomas de radiofobia ou intolerância nuclear presentes nos posts das redes sociais ou artigos.

A radiofobia faz com que muitos acreditem que exposições à radiação comparáveis ao ambiente natural são mortais e perigosas traduzindo-se num medo clínico de radiações ionizantes. A concretização da transição energética depende da capacidade de analisar de forma abrangente os riscos demonstráveis da energia nuclear divorciados das narrativas de medo radiofóbico. Se medos infundados interferirem na tomada de decisões, pode haver a tendência a descartar soluções bem fundamentadas. Os argumentos contra a energia nuclear, enraizados na radiofobia, são passíveis de serem tecnicamente refutados.

Conforme escreve o Lee McIntyre no seu livro "How to talk to science deniers", a negação da ciência prospera sob as condições de (1) pouca informação, (2) propensão a teorias da conspiração e (3) falta de confiança. No entanto, mesmo os mais resistentes podem ser “resistentes a factos, mas não imunes a factos”.

Este livro complementa o meu livro "Fusão Nuclear na era das alterações climáticas", é um complemento às minhas palestras e um elemento adicional de informação para professores, alunos e público em geral. Como sempre terei todo o prazer em complementar a sua leitura com palestras e discussões sobre energia, sobre o nuclear em geral e sobre a fusão nuclear em particular.

Aos potenciais interessados: não hesitem em contactar-me! Até lá desejo uma agradável leitura